Estágios
O estágio é a oportunidade para o aluno conhecer a realidade da situação de trabalho e o momento para verificar a obtenção das habilidades e competências exigidas para o exercício da prática profissional, principalmente quanto à regência de classe, conforme indica o parecer CNE/CP 28 de 2001:
O estágio curricular supervisionado é pois um modo especial de atividade de capacitação em serviço e que só pode ocorrer em unidades escolares onde o estagiário assuma efetivamente o papel de professor, de outras exigências do projeto pedagógico e das necessidades próprias do ambiente institucional escolar testando suas competências por um determinado período.
É na atividade de estágio obrigatório que o acadêmico desenvolve e passa a elaborar a atividade da docência na escola de educação básica, por meio da experiência e da vivência no espaço escolar, assumindo a ação pedagógica em seu planejamento, execução e avaliação. Na Universidade ocorrerá o planejamento, a análise e a discussão dessa ação, sob a supervisão de um docente. Porém, as responsabilidades pelas atividades de estágio estarão, de acordo com planejamento interno do curso, a cargo de pelo menos 3 (três) professores.
As finalidades do estágio são: formar professor para a educação básica; preparar o aluno para a aplicação dos conhecimentos adquiridos no cotidiano acadêmico e na prática de ensino e vincular os conhecimentos teóricos com a realidade educacional e social.
O objetivo geral do estágio obrigatório é permitir ao discente vivenciar experiências de educação básica, por meio da aplicação de conhecimentos específicos e complementares aprendidos durante a formação e do desenvolvimento de habilidades necessárias à prática educativa e profissional. Como objetivos específicos destacam-se: identificação da realidade educacional; planejamento, execução e avaliação do processo ensino e aprendizagem nas Ciências Sociais; apropriação e criação de metodologias de ensino adequadas. Desta forma, a regência de classe se torna primordial. A regência pressupõe a iniciação profissional como um saber que busca orientar-se por teorias de ensino-aprendizagem para responder às demandas colocadas pela prática pedagógica à qual se dirige. O estágio está articulado ao núcleo de formação específica que visam à formação teórico-prática, analítica e reflexiva do estudante de licenciatura em Ciências Sociais. A carga horária total do estágio obrigatório é de 405h e está dividida em quatro etapas (disciplinas), iniciadas a partir do 5º Semestre:
Estágio Supervisionado I – conta com 90h e será realizado no 5º semestre, prevendo atividades de planejamento, pesquisa e observação acerca da estrutura e funcionamento da escola;
Estágio Supervisionado II – conta com 105h e será realizado no 6º semestre, tendo por objetivo o conhecimento da trajetória e do trabalho docente por meio da observação e da participação nas atividades do docente;
Estágio Supervisionado III – conta com 105h e será realizado no 7º semestre. Tem por objetivo conhecer a metodologia do ensino em Ciências Sociais, especialmente em Sociologia, visando à elaboração de plano de ensino e se desenvolverá por meio de atividades de participação e regência em sala de aula, bem como a análise sobre o material didático e os livros de Sociologia para o ensino Médio;
Estágio Supervisionado IV – conta com 105h e será realizado no 8º semestre com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa, observação, participação e regência, tendo por finalidade a elaboração de uma proposta curricular para o ensino de Sociologia.
O planejamento e as discussões sobre os conteúdos, a didática e as relações da escola, de forma geral, com a realidade social são frutos de atividades e discussões teóricas que transpassam a formação específica do professor-pesquisador e que terão espaço privilegiado nas disciplinas de Laboratório de Ensino I e II oferecidas no início do processo de estágio (5º período) e no final (8º período), respectivamente.
Confira aqui a os documentos, convênios, oportunidades, agentes de integração dentre outras informações.