CEAD: uma década democratizando o acesso ao Ensino Superior

Versão para impressãoEnviar por email
Por meio da Educação a Distância, a UNIFAL-MG se faz presente em 21 cidades
Tutores do CEAD

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) completa no dia 17/02, dez anos de existência na UNIFAL-MG. Data que merece ser lembrada e comemorada.

Criado com a finalidade de coordenar, assessorar e prestar suporte técnico à execução das atividades na área de Educação a Distância (EaD), o CEAD tem contribuído significativamente para a democratização do acesso ao Ensino Superior Público, promovendo o conhecimento e a capacitação profissional de um número cada vez maior de pessoas.

Atualmente, o CEAD oferece cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas (Licenciatura), Pedagogia e Química (Licenciatura); e também, os cursos de pós-graduação em Gestão Pública Municipal e Teorias e Práticas na Educação.

Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem “Espaço Moodle”, o núcleo oferece flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado, preparando o profissional para o futuro.

Por meio do CEAD, a UNIFAL-MG está presente em 21 polos de EaD, em cidades de Minas Gerais e também do Estado de São Paulo:

Minas Gerais

  1. Alterosa
  2. Boa Esperança
  3. Cambuí
  4. Campo Belo
  5. Campos Gerais
  6. Conceição do Mato Dentro
  7. Formiga
  8. Ilicínea
  9. Lavras
  10. Passos
  11. Santa Rita de Caldas
  12. Varginha

São Paulo

  1. Araras
  2. Bragança Paulista
  3. Campinas
  4. Franca
  5. Jales
  6. Santa Izabel
  7. São João da Boa Vista
  8. Serrana
  9. Viradouro

Para desenvolver as atividades propostas, a Coordenação conta com o apoio de uma equipe formada por professores, técnico-administrativos, colaboradores, tutores presenciais e tutores a distância, além de material didático especialmente elaborado para esta metodologia de ensino.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância, apontou aumento de mais de 50% nas matrículas desse tipo de curso no intervalo de um ano. No Brasil, são quase seis milhões de estudantes matriculados em algum curso da modalidade. Na UNIFAL-MG, são cerca de 1.400 alunos matriculados nos cursos oferecidos.

De acordo com o coordenador do Centro de Educação Aberta e a Distância, Prof. Luiz Eduardo da Silva, esse crescimento se explica com as possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias de informação, que ampliam o acesso ao ensino e as oportunidades de trabalho. "O mundo está mudando. A tecnologia, as facilidades de comunicação e outros fatores como dificuldades de tempo e de locomoção das pessoas fazem com que a Educação a Distância seja uma alternativa de educação e atualização. Pensando nisso, grandes universidades no mundo têm disponibilizado os mais diversos cursos em sites como coursera, veduca, entre outros”, comenta.

Identificados pelo perfil autônomo, os alunos de EaD desenvolvem a capacidade de organização e a disciplina, habilidades que favorecem à formação de um  profissional diferenciado para o mercado de trabalho. "O perfil do aluno de EaD deve ser diferenciado. O aluno tem que ser disciplinado para organizar seus horários de estudo. Tem que ser proativo e participativo. O resultado disso tudo é que os egressos dos cursos de Educação a Distância são profissionais também diferenciados. Prontos para aprender a aprender. Aptos e autônomos o suficiente para participar, inclusive, de programas de pós-graduação”, afirma Prof. Luiz.

Novos alunos de EaD

Para este ano de 2015, a previsão é de que a UNIFAL-MG receba 500 novos alunos, sendo 350 provenientes das novas matrículas no curso de especialização em Teorias e Práticas na Educação e 150 novas matrículas em Gestão Municipal.

A partir de 2016, CEAD passará a considerar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de novos alunos nos cursos de graduação. Para ingressar nos cursos de pós-graduação, o candidato deve acompanhar os editais divulgados no portal do CEAD.

Galeria

Para mais informações, acesse: http://ead.unifal-mg.edu.br/cead/