Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Capacitação foi organizada pela UNIFAL-MG em Poços de Caldas e contou com representantes de nove instituições de MG e SP
O curso contou com 40 participantes de nove instituições de Minas Gerais e São Paulo
A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) por meio da Pró-Reitoria de Extensão realizou o Curso de Formação em Avaliação da Extensão Universitária para capacitar profissionais ligados ao setor. A capacitação foi realizada de 7 a 9 de agosto, em Poços de Caldas e teve participação de nove universidades e institutos federais dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
O curso é uma das ações da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) e ofereceu as disciplinas “Extensão Universitária brasileira”, ministrada por Maria das Dores Pimentel Nogueira (UFMG), “Gestão e Institucionalização da Extensão” com a professora Ana Inês Sousa (UFRJ), “Avaliação: aspectos teóricos e metodológicos”, pela professora Sônia Regina Mendes (UERJ), “Indicadores de monitoramento e avaliação da extensão” com o professor Fernando Setembrino Meirelles (UFRGS) e “Sistema de monitoramento e avaliação da extensão universitária” por Marilia Guimarães (UFMG).
De acordo com a professora Maria de Fátima Sant’Anna, Pró-Reitora de Extensão da UNIFAL-MG, a capacitação contribuiu para gerar uma reflexão sobre a Extensão Universitária no Brasil. “É necessário capacitar os profissionais dessa área para tornar as ações extensionistas mais efetivas e, principalmente, para avaliarmos os processos e resultados decorrentes de projetos e programas de extensão”, destaca.
Da UNIFAL-MG, 23 professores e técnicos administrativos participaram do curso. Segundo Fátima Sant’Anna foi uma oportunidade de intercâmbio de experiências com profissionais de outras universidades. Para ela, o relato de vivências permite uma análise sobre a política de extensão brasileira e possibilidade de aplicação na UNIFAL-MG.
Para Káthia Rebbeca Gomes, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o curso foi extremamente importante e supre uma necessidade da área. “Pude ver como é feito o trabalho de extensão em diferentes universidades. Existem muitas semelhanças entre as instituições, principalmente, relacionada às dificuldades. Com o curso vimos que podemos utilizar ferramentas para medi-las e também diminui-las”, finaliza.
Informações: Ivanei Salgado, jornalista/ produtor cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG