Projeto da UNIFAL-MG selecionado pela CAPES receberá cerca de 200 mil dólares

Versão para impressãoEnviar por email
Recurso será destinado para o desenvolvimento de pesquisa conjunta com a Universidade Texas A&M

A UNIFAL-MG foi uma das seis instituições brasileiras que obtiveram projetos selecionados no programa proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Texas A&M (CAPES/TAMU). O projeto “Açai (Euterpe Oleraceae M.) as Brazilian Medicinal Plant with Anti-malaria Activities in vitro and in vivo” receberá cerca de 200 mil dólares para o desenvolvimento de pesquisa nas duas universidades.

Coordenada pela Profa. Luciana Azevedo, do curso de Nutrição da Universidade (Laboratório LANTIN), em conjunto com a Profa. Susanne Talcott do Laboratório Food Science and Nutrition da Universidade Texas A&M, a pesquisa envolve o estudo de compostos bioativos do açaí como planta medicinal no tratamento da malária.

De acordo com a Profa. Luciana, docente em programas de Pós-Graduação da UNIFAL-MG, o recurso contemplará bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e missões com custeio para viagem e permanência no laboratório da Texas A&M durante um ano, além do custeio de materiais para a realização da pesquisa. “Além de ser grande e de consolidar metodologias, este projeto contribui para internacionalização da UNIFAL-MG. Eu acho essa troca muito importante para os nossos alunos, pela oportunidade de trabalharem aqui e lá, vivenciando trabalhos e culturas diferentes, participando de um projeto que já foi elaborado para essa finalidade”, comentou.

O resultado final do edital nº 77/2013 da CAPES/TAMU foi divulgado no dia 28/05. Confira aqui.

Estreitando os laços internacionais

Na sexta-feira, 30/05, a Instituição recebeu a visita da especialista em Marketing da Universidade Texas A&M, Monika Blackwell, para uma palestra sobre o tema “Explorando a Universidade Texas A&M”. Na ocasião, Profa. Luciana ressaltou que a presença da convidada possibilitaria à comunidade acadêmica, a oportunidade de conhecer melhor a “grandiosidade” da instituição americana, com a qual a UNIFAL-MG estabelecerá parceria com a aprovação do projeto pela CAPES.

A apresentação ocorreu durante a disciplina de Seminários do curso de Pós-Graduação em Química, sob a responsabilidade da Profa. Márcia Cordeiro, contando com a articulação do assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki.  

Galeria