Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O evento contou com palestra ministrada pela Profa. Margareth Carvalho, de São José dos Campos-SP
Para marcar o retorno às atividades, os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da UNIFAL-MG participaram do I Encontro Inaugural do ano de 2013, nesta segunda-feira, 18/02/2013, na Instituição.
O evento contou com a palestra ministrada pela Profa. Margareth Carvalho, da cidade de São José dos Campos-SP, que compartilhou sua experiência como professora na rede pública de São Paulo e também da Fundação Casa, onde trabalhou com adolescentes privados de liberdade durante 4 anos.
Ao anunciar a convidada, a coordenadora do PIBID, Profa. Helena Maria Felício dos Santos, destacou: “O que mais nos motivou trazer a Margareth aqui é toda experiência que ela tem, tanto na área de formação de professores, como essencialmente, pela experiência que ela tem na escola pública. Trabalhando com formação de professores, ela nunca tirou o pé da escola pública, e isso, sem dúvida nenhuma, no processo de formação é um diferencial.”
O Encontro contou com as presenças do Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, vice-reitor, e de Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, representando a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.
Fazendo uso da palavra, Prof. Edmêr agradeceu e parabenizou, em nome da Reitoria, a todos os envolvidos no Programa e revelou os elogios que recebe sobre o PIBID em relatos espontâneos de pais e professores. “Para mim é um dos programas que mais repercute e traz resultados”, disse.
Em sua palestra, a Profa. Margareth Carvalho destacou que a escola pública se configura como um ambiente formador e contínuo e através do PIBID, a universidade abre as portas para que o aluno conheça a realidade da rede pública e de fato passe da teoria à prática.
A palestrante, que já atuou também como formadora de professores no Programa Alfabetização Solidária do Ministério da Educação, falou sobre o aprendizado que adquiriu na Fundação Casa, bem como de como acredita ser importante que o educador se preocupe com seu comportamento em sala de aula, já que para o alunos, o professor se torna modelo de postura, fala e da forma como dá significados para as coisas.
No final da explanação, Profa. Margareth ainda fez uma analogia entre a escola de samba e a escola, demonstrando que o sucesso de ambas depende de fatores como planejamento, disciplina, motivação, amor, prazer e criatividade.