UNIFAL-MG recebe visita técnica de pesquisador do Paraguai

Versão para impressãoEnviar por email
Atividades na Instituição integraram projeto sobre Leishmania em cães e no vetor

Entre os dias 14 e 26/02, a Universidade recebeu a visita técnica do pesquisador Oscar Salvioni, do Centro para el Desarollo de la Investigación Científica (CEDIC) do Paraguai, que desenvolveu atividades do projeto sobre identificação de espécies de Leishmania em cães e no vetor, no Laboratório de Biologia Molecular de Micro-organismos, sob a supervisão dos pesquisadores Fabio Antonio Colombo e Marcos José Marques.

"Trata-se de uma cooperação internacional onde está sendo transferido um know-how do diagnóstico molecular usando a metodologia de PCR em tempo real. Basicamente, Oscar fez um treinamento em extração do DNA e RNA de vários tipos de amostras biológicas tais como fígado, baço e sangue", comentam os supervisores das atividades na UNIFAL-MG.

De acordo com os pesquisadores, Oscar levará esta ferramenta para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Assunção no Paraguai, onde o registro de casos vem aumentando rapidamente.

Na oportunidade, o visitante aproveitou para receber treinamento em identificação de caramujos infectados com Schistosoma mansoni, transmissor da esquistossomose.

"Desta forma, a estrutura da UNIFAL-MG está permitindo que países como o Paraguai que também apresentam a dispersão possam ter instrumentos eficazes no diagnóstico e consequente controle e/ou profilaxia da LVC", enfatizam os pesquisadores.

Informações e foto: Marcos José Marques e Fabio Antonio Colombo, pesquisadores da UNIFAL-MG envolvidos no projeto sobre identificação de espécies de Leishmania em cães e no vetor