Eixos Temáticos

 

Valorizando as trocas transdisciplinares para o enriquecimento das Ciências Sociais a comissão de organização da jornada propõe os seguintes Eixos Temáticos para o evento:
 
Eixo Temático 1 – Fronteiras:  Tecnologia, Estado e Sociedade
Neste eixo tem-se por objetivo discutir as fronteiras entre Estado e Sociedade. Pretende-se reunir trabalhos que analisam aspectos políticos e sociais da produção de políticas públicas nas democracias contemporâneas, do uso de novas tecnologias nas relações e nas dinâmicas internas de organizações. O eixo destina-se a receber trabalhos que analisam agências de governo; Movimentos Sociais; as Instituições Participativas; Partidos Políticos; Elites Políticas; Avaliação de Políticas Públicas; o Papel do Estado e da Sociedade na Segurança Pública; Políticas Públicas e Meio Ambiente; A relação entre o Judiciário, Executivo e Legislativo na Produção de Políticas Públicas; Desigualdade Social e Políticas Públicas; Políticas Públicas para Juventude; Violência e Política; Promoção da Cultura e da Arte; Políticas Públicas para Educação; Redes de Políticas Públicas,; Formação Profissional e Profissionalização; Novos Arranjos Sindicais e Profissionais; Relações Familiares e Escolares e Uso de Novas Tecnologias; Participação Política; Instituições Políticas, dentre outros.
 
Eixo Temático 2 – Fronteiras: Direitos Humanos e Identidades
Neste eixo o objetivo é reunir trabalhos que debatam o tema dos Direitos Humanos sobre diferentes perspectivas. O eixo destina-se a trabalhos que problematizam a questão da identidade a partir do gênero, religião, raça e nacionalidade, a relação entre sexualidade e simbolismo, os processos migratórios e a questão da identidade. Também trabalhos sobre conflitos sociais e refugiado; As diferentes formas de violência no mundo contemporâneo; Arte, Imagem e Comunicação; Sociedade e Meio Ambiente; A violência institucional; Justiça e Igualdade; Juventudes e o Mundo Contemporâneo; Etnologia, Etnicidade e Nacionalismos; Populações Tradicionais; Povos Originários e Direito ao Uso da Terra; Cooperativismo e Trabalho; Reforma Agrária e Lutas Sociais; Emoções e Sentimentos; Direitos Humanos e Democracia. Relações Étnico-raciais no Pensamento Social e Político, dentre outros.
 
Eixo Temático 3 – Fronteiras: Internet e processos sociais
Neste eixo tem-se por objetivo reunir trabalhos que problematizam a relação entre o mundo on-line e o mundo off-line. Os trabalhos submetidos a este eixo devem abordar a relação entre internet e movimentos sociais, o ativismo político nas mídias sociais, o efeito da internet sobre a democracia e suas instituições (eleições, legislativos, partidos, instituições participativas etc), comportamento político, comunicação política e opinião pública. Também podem ser encaminhados para este eixo temático trabalhos sobre o impacto da internet nos processos de socialização e a sociabilidade; Sobre Educação e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Desigualdade Social e Acesso à Tecnologia; A Fronteira Entre o Local e o Global na Arte, na Política ou no Esporte; Internet e o Mundo do Trabalho; Política e Relações Internacionais; Novas Profissões no Mundo Contemporâneo; Mobilidade social; Emprego e Renda, dentre outros.
 
Eixo Temático 4 – Fronteiras: Educação e Sociedade
O eixo tem por objetivo reunir trabalhos que proporcionam reflexões sobre a construção do ensino, tanto na perspectiva formal quanto na não formal, assim como as construções de relações entre as diversidades de conhecimentos inseridos na sociedade, sendo essas relações um elemento para se pensar as fronteiras dos saberes. Espera-se receber neste eixo trabalhos sobre: Ensino de Ciências Sociais e de outras disciplina; Movimentos Sociais e Educação; Educação e Inovação; Ensino à distância; Igreja e Educação; Juventude e Educação; Espaços Escolares e Cidadania; Cidadania e Educação; Comportamento Político, Eleições e o Processo Educativo; Democracia e Educação, dentre outros.
 
Eixo Temático 5 – Fronteiras: Espaços Urbanos e Sociabilidade
Neste eixo, tem-se por objetivo reunir trabalhos que problematizam a relação entre o indivíduo e o social, tendo o contexto urbano como local de manifestação. Os trabalhos submetidos a este eixo podem abordar as manifestações artísticas (música, teatro, cinema, fotografia), religião, movimentos sociais, questões de gênero e sexualidade, questões étnico-raciais, grupos urbanos, educação, esporte, corpo, comportamento, entre outros, sob diferentes perspectivas tais quais toma-los como ambientes educacionais, de fortalecimento ou estabelecimento de culturas, ou de socialização. Também podem ser encaminhados para este eixo temático trabalhos sobre Tribos Urbanas; Mídias Sociais; A Rua como Espaço de Organização Política e Social; A Criação de Novos Espaços de Socialização; Manifestações Artísticas Como Ferramenta de Protesto; Espaços de Narrativas; Antropologia Urbana; Antropologia Visual; Sociologia da Música; Música como Ferramenta para Educação; Surgimento de Novas Culturas, dentre outros.
 

OS RESUMOS RECEBIDOS FORAM REALOCADOS EM 11 GRUPOS DE TRABALHO (GT) DEFINIDOS DE ACORDO COM A PROXIMIDADE DA TEMÁTICA.

CONFIRA OS GTs DA III JCS UNIFAL-MG EM: https://bit.ly/2v9eG6i