Jornada 2013

I JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

A I Jornada da Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro de 2013. O primeiro evento teve como tema "Viver das Ciências Sociais e para as Ciências Sociais." A proposta do evento foi discutir a situação atual do campo das Ciências Sociais, proporcionando uma ligação entre o que é produzido dentro do curso na UNIFAL-MG e aquilo que está fora dela, mantendo um elo entre a academia e a realidade social.

O evento foi composto pelas seguintes mesas de trabalhos: 1) Sociedade e cultura contemporâneas; 2) Sociedade Industrial: processos e teoricas sociais; 3) Filosofia, História e Teoria Social, e 4) Educação e Ciências Sociais.

Além das apresentações nas mesas de trabalhos, houve também mesas-redondas com convidados para debaterem os seguintes temas:

• Mesa Redonda 1: “A Educação e a Licenciatura para as Ciências Sociais”, com os professores Marcelo Augusto Totti da UNESP, de Marília-SP, e Marcelo José Oliveira da Universidade Federal de Viçosa – UFV;
  • Mesa Redonda 2: “A Atualidade da Antropologia e da Sociologia”, com os convidados, Profa. Ana Lúcia Modesto e Prof. Renarde Freire Nobre, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
  • Mesa Redonda 3:  “Ruy Mauro Marini e a Teoria da Dependência na América Latina”, que contou com a presença da Profa. Roberta Traspadini da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

Os pesquisadores e professores de outras instituições que estiveram no evento propiciaram uma oportunidade para o fortalecimento do curso de Ciências Sociais na UNIFAL-MG ao colocar em destaques novas perspectivas teóricas e analíticas que para além daquelas mobilizadas pelo corpo docente do curso.

O evento contou com apoio do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); Pró-Reitoria de Extensão (PROEX); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de patrocínios do FISK; Comercial Alfenas e Uptime.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em: http://jornadacsociais.blogspot.com.br/ e http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/primeirajornadacientificaciencia...

Fonte: reprodução ASCOM UNIFAL-MG