Comissão Permanente de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais
A Comissão de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais se dedica especificamente à prevenção e controlar os riscos decorrentes de processos de trabalho com o objetivos de proteger e promover a saúde dos trabalhadores, a proteção ambiental e contribuição para o desenvolvimento seguro e sustentável da Universidade.
A geração e a disseminação de agentes nocivos no ambiente de trabalho, pode ser evitada por meio de intervenções adequadas para controlar os riscos, proteger a saúde dos trabalhadores e reduzir danos ao meio ambiente.
É importante dizer que a Disciplina que cuidas dos riscos Ambientais é a Higiene Ocupacional que pode ser definida como a ciência de se antecipar, identificar, avaliação e controlar os riscos decorrentes do local de trabalho ou em relação a ele que pode colocar eem risco a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, além de considerar o impacto potencial sobre as comunidades vizinhos e o meio ambiente em geral. (Organização Internacional do Trabalho, 2010)
A Figura 1 apresenta o ciclo vicioso de um processo de produção sem adoção e implementação das medidas de prevenção e o controle de riscos ambientais.
Figura 1. Ambiente insalubre e trabalhador com risco à saúde.
Fonte:Organização Internacional do Trabalho, 2010.
O ambiente de trabalho deve ser objeto de uma supervisão contínua com o objeitvo de torná-lo mais salubre possível.
A figura 2 apresentada pela Organização Internacional demonstra o papel de diferentes profissionais com intuito de reduzir os riscos nos locais de trabalho e os possíveis danos à saúde dos trabalhadores.
Figura 2. Intervenção Miltidisciplinar para um ambiente e trabalhador saúdavel
Fonte: Organização Internacional do Trabalho, 2010.
A Comissão de Riscos Ambientais adota uma abordagem interdisciplinar durante suas ações e tem estreita relação com outras Comissão de Qualidade de Vida e a Equipe de Segurança do Trabalho da UNIFAL-MG.