Combinação das Medidas de Controle
Em muitos casos, será necessária a utilização de uma combinação de medidas para gerir adequadamente a exposição a um risco. Por exemplo, um produto químico tóxico pode ser substituído por outro menos perigoso (substituição), entretanto os procedimentos de segurança no trabalho (medidas administrativas) introduzidos e os equipamentos de proteção individual podem não ser descartados.
Assim, na prática, é comum incluir uma série de medidas/barreiras - muitas vezes em combinação para proporcionar uma segurança maior. Em particular, para ambientes que possam ser Imediatamente Perigosos à Vida ou à Saúde - IPVS, é prudente e preventivo a adoção de várias barreiras de proteção. Pode ser ilustrado esquematicamente no Modelo do 'queijo suíço'.
O modelo de "queijo suíço" - Mostrando a necessidade de múltiplas medidas para controlar a exposição aos agentes de riscos.
Todas estas barreiras serão apoiadas por metodologias de trabalho, treinamentos e procedimentos rigorosos de seleção, manutenção, limpeza e utilização dos EPI.
Em muitos casos, uma solução de controle único não existe e uma solução excelente para um local, pode não ser eficaz em outro.